Olá pessoal,
Estamos enfrentando um problema muito interessante com o BPOS da Microsoft e Link de Internet da EMBRATEL, estou compartilhando com o pessoal do fórum do TechNet Brasil (http://migre.me/3gSYR) o desenrolar da questão e resolvi compartilhar no blog com o maior número de detalhes possível do problema.
Vamos lá!
Na empresa em que atuo, utilizamos a suíte do BPOS da Microsoft.
Até quinta-feira passada (23/12) tínhamos o acesso aos Serviços Online da Microsoft sem problema algum, alias estamos a cerca de 6 meses utilizando a solução e realmente a Microsoft esta investindo pesado em seus Datacenters, pois NUNCA tivemos qualquer indisponibilidade de acesso por parte da Microsoft.
Sua disponibilidade de 99,9% e seu atendimento 24x7x365 sempre foi respeitada.
Na semana seguinte após o Natal, nos deparamos com um problema de conexão com os Serviços Online da Microsoft. O Client utilizado para acessar os serviços, estava intermitente no processo de Logon.
Após várias tentativas frustradas de logon, realizamos o comando TRACERT para o endereço do Exchange Online https://red001.mail.microsoftonline.com) e o resultado foi:
O Tracert acima demonstra que a partir do 8° passo temos a perda de Rota (Mencionado pela equipe de Engenharia da Embratel).
Agora comparamos o mesmo TRACERT utilizando a Telefônica como provedora:
Surpresa! Temos o acesso normal ao OWA do Exchange Online.
Com isso, conseguimos isolar o problema. O problema esta vinculado entre a comunicação dos Datacenters Embratel e Microsoft.
Entramos em contato com o suporte do BPOS e também da Embratel:
Suporte BPOS:
Contatamos o serviço do suporte do BPOS e fomos bem atendidos, por analistas/engenheiros que mesmo com todos argumentos colocando o foco do problema na rota do link da Embratel, nos atenderam com total atenção.
Realizamos diversos testes utilizando os logs do Client do BPOS e também utilizando a ferramenta de diagnóstico MOSDAL (http://migre.me/3gQh6) e também com o SpeedTest que testa a conectividade com os servidores da Microsoft. O resultado demonstrados pelo pelo SpeedTest foi:
Podemos observar que o processo pelo SpeedTest é interrompido no passo 8, o que comprova mais uma vez o problema de rota de internet.
O time de suporte do BPOS não encerrou o chamado, o Sr Ulysses Souza (Time de Suporte) preferiu deixar o chamado em aberto para o acompanhamento TOTAL do problema. (Isso chama-se apoio ao cliente e queremos entregar a melhor experiência de nossos produtos na nuvem a sua empresa).
Suporte da Embratel:
Contatamos o serviço de suporte da Embratel (em 27/12) e recebemos a visita do técnico no dia (28/12).
O Técnico analisando o problema já questionou sobre a disponibilidade do serviço da Microsoft, logo foi lhemostrado o https://health.noam.microsoftonline.com o qual demonstrava que todos os serviços estavam sendo executados normalmente.
O Técnico contatou a central que tentou acessar o link do Exchange Online https://red001.mail.microsoftonline.com e também não obteve êxito. Logo a central da Embratel escalou a central de SP e Americana-SP para tentar o acesso e novamente não obtiveram êxito no processo.
Nosso chamado foi escalado para a Engenharia da Embratel, a qual tem um SLA de 48 horas para nos atender. Hoje as 18:00 hrs recebemos uma ligação, informando que o problema é realmente ROTA de Internet e que o problema seria solucionado na madrugada.
Mesmo diagnosticado o problema, a Embratel não atendeu seu SLA e só conseguimos ser realmente atendidos, depois de 3 de chamados abertos e a visita de 5 técnicos de campo.
Acredito que a Embratel deveria se preocupar é com a dimensão deste problema, pois estou falando pela empresa que atuo. Agora imaginemos com o aumento da oferta do serviço e este problema interrompe uma empresa de 10.000 usuários, o prejuízo seria enorme para ambos os lados, pois a empresa deixaria de ter a produtividade desejada e a provedora perderia um cliente potencial.
Este fato remete-nos a repensar no planejamento para a implantação de uma solução nas nuvens. Geralmente a relação custo e benefício é o quesito mais comentado, mas como podemos observar, no momento da pergunta: Qual a velocidade do seu link de internet para sustentar os serviços Online. Deve se questionar também, se temos a possibilidade de investimento para um link de redundância? Velho ditado: “Nada vale um carro com pneu furado, se não há um pneu reserva”.
Estarei postando mais novidades sobre este problema em breve!
Até mais!
Tambem tive um problema recente com embratel e fortaleza onde fiquei com 1 cliente por 5 dias sem rota valida, colocaram defeito em tudo ate resolver, desde cabo, roteador, Switch ate assumirem o problema.
Thiago,
Por aqui foi um pouco diferente, porém com a mesma empresa EMBRATEL. Eles demoraram a ACEITAR que era realmente um problema de ROTA entre eles e a Microsoft, o que impactou diretamente na produtividade geral da empresa.